sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Epistemologia da comunicação



Comunicar é um acto interpessoal onde se pressupõe que exista uma compreensão da mensagem por parte do receptor.
Se esta compreensão não existir não existe comunicação, pois a emissão da mensagem e compreensão da mesma é que completam um processo correcto de comunicação.
Assim podemos concluir que a comunicação pressupõe compreensão e interacção entre pelo menos dois elementos.

Falando em comunicação podemos também pensar em informação. Sendo que estes dois conceitos são muitas vezes confundidos importa clarificar as suas diferenças.
A informação é um processo unilateral, uma vez que é emitida uma mensagem da qual não se espera qualquer retorno.
Podemos transmitir informações mais ao menos estáveis/duradouras ou mutáveis/passageiras.

Para que a comunicação ocorra e para que no final exista uma correcta compreensão temos também que prever e avaliar situações adversas, tais como o ruído.
Entendemos por ruído uma perturbação indesejável que prejudica o processo de comunicação, este factor pode originar desvios ou perdas da mensagem. O ruído é então uma fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem.
Este é um grande desafio é comunicação.

O termo entropia aparece também ligado á comunicação, ainda que ambos caminhem em sentidos opostos. A entropia está ligada á liberdade e á incerteza, logo esta distância a informação e a mensagem da comunicação originária.

É também importante referirmos o conceito de redundância, sendo que do ponto de vista da teoria da informação esta é uma repetição da informação cuja função é a de proteger a mensagem de qualquer possível falha.

Concluímos dizendo que tudo é comunicação, uma vez que não existe o contrário de comunicação.

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